A Associação

 Estatutos MELRegulamento Interno MEL

A MEL, Associação Movimento Educação Livre, surgiu a partir de um encontro de comemoração do IFED – International Freedom in Education Day (Dia Internacional da Liberdade na Educação), acompanhando o movimento que se tem vindo a refletir em toda a Europa, e na sequência da Conferencia Europea sobre la Educación en el Hogar, realizada em Espanha a setembro de 2011.

Assim, no dia 24 desse mês, várias famílias estiveram presentes na Quinta da Pedra (Ericeira), num espaço informal de reflexão e debate, de convívio e de partilha de experiências. Deste encontro nasceu o MEL – Movimento Educação Livre, com o intuito de criar condições para reunir e envolver as pessoas interessadas em modalidades alternativas de educação (nomeadamente, no Ensino Doméstico e no Ensino Individual) e também, de organizar e concentrar recursos no sentido de dar suporte às famílias, facilitar a comunicação e o acesso à informação.

O que começou naturalmente como um movimento de cidadãos preocupados com o direito e o dever que detêm de assumir plenamente a responsabilidade pela educação dos seus filhos, nem sempre lhes ser reconhecido, evoluiu e, em Novembro de 2011 foi constituída formal e legalmente uma associação sem fins lucrativos com o mesmo nome. O ato burocrático de constituir a MEL foi apenas o início de um projeto em movimento!

VISÃO
Afirmar-se como uma organização de referência nacional e internacional, ao implementar e inspirar respostas educativas criativas e políticas sociais de excelência, promotoras do desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades, num contexto de liberdade de escolhas responsáveis, integradas e diversificadas.


MISSÃO
Promover, desenvolver e fortalecer novas possibilidades e paradigmas de educação, de modo a fomentar a Educação Livre em Portugal. Garantir aos pais os direitos fundamentais de educar os seus filhos de modo livre e sustentado em políticas nacionais de proteção. Dar apoio às famílias, salvaguardando os seus direitos e mobilizando a sociedade mediante atividades sociais, culturais, científicas, pedagógicas, literárias, entre outras.


VALORES 
Família + Amor + Partilha + Justiça + Liberdade + Verdade + Integridade + Transparência + Igualdade + Cooperação + Iniciativa Conjunta + Equidade + Privacidade + Confidencialidade


OBJETIVOS
– Promover e aprofundar modalidades alternativas de educação
– Proporcionar partilha de experiências entre a Comunidade Educativa
– Criar e apoiar grupos locais
– Facilitar informação sobre as múltiplas escolhas e modalidades de Ensino
– Cooperar com e promover projetos que estejam no âmbito dos objetivos da MEL
– Fornecer informação atualizada da legislação em vigor sobre as modalidades de ensino
– Criar uma Plataforma Virtual de Interajuda

– Criar um Centro de Formação que potencia abordagens pedagógicas Inovadoras

– Investigar os movimentos sociais do exercício da educação, contribuindo para uma compreensão fundamentada da sua evolução


PRINCÍPIOS
– Reconhecimento e Valorização da Individualidade
– Responsabilidade Social
– Respeito Liberdade de Escolhas
– Respeito pela privacidade e confidencialidade


PROPÓSITO
Em completo respeito pela dignidade e individualidade, concretizar ações que contribuam como um todo para a realização da pessoa, grupo ou comunidade, em quaisquer circunstâncias, nomeadamente através de uma Educação Livre = liberdade de escolha por parte do indivíduo/da família e da criança + facilidade de acesso a recursos/conteúdo + divulgação de alternativas.

 Estatutos MELRegulamento Interno MEL


EQUIPA
A MEL opera graças a uma equipa de voluntários que dedica o seu tempo, experiência e carinho à Educação Livre, atualmente:

Sílvia Cópio

Inês Peceguina

Sandra Marina Subtil

Cláudia Costeira

Rui André Almeida

Rui Guimarães

Catarina Rosado

Rui Guimarães

Sofia Gallis

Raquel Osório Marques

Ivone Apolinário

Lara Karenina