A Associação

 Estatutos MELRegulamento Interno MEL

A MEL, Associação Movimento Educação Livre, surgiu a partir de um encontro de comemoração do IFED – International Freedom in Education Day (Dia Internacional da Liberdade na Educação), acompanhando o movimento que se tem vindo a refletir em toda a Europa, e na sequência da Conferencia Europea sobre la Educación en el Hogar, realizada em Espanha a setembro de 2011.

Assim, no dia 24 desse mês, várias famílias estiveram presentes na Quinta da Pedra (Ericeira), num espaço informal de reflexão e debate, de convívio e de partilha de experiências. Deste encontro nasceu o MEL – Movimento Educação Livre, com o intuito de criar condições para reunir e envolver as pessoas interessadas em modalidades alternativas de educação (nomeadamente, no Ensino Doméstico e no Ensino Individual) e também, de organizar e concentrar recursos no sentido de dar suporte às famílias, facilitar a comunicação e o acesso à informação.

O que começou naturalmente como um movimento de cidadãos preocupados com o direito e o dever que detêm de assumir plenamente a responsabilidade pela educação dos seus filhos, nem sempre lhes ser reconhecido, evoluiu e, em Novembro de 2011 foi constituída formal e legalmente uma associação sem fins lucrativos com o mesmo nome. O ato burocrático de constituir a MEL foi apenas o início de um projeto em movimento!

VISÃO
Afirmar-se como uma organização de referência nacional e internacional, ao implementar e inspirar respostas educativas criativas e políticas sociais de excelência, promotoras do desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades, num contexto de liberdade de escolhas responsáveis, integradas e diversificadas.


MISSÃO
Promover, desenvolver e fortalecer novas possibilidades e paradigmas de educação, de modo a fomentar a Educação Livre em Portugal. Garantir aos pais os direitos fundamentais de educar os seus filhos de modo livre e sustentado em políticas nacionais de proteção. Dar apoio às famílias, salvaguardando os seus direitos e mobilizando a sociedade mediante atividades sociais, culturais, científicas, pedagógicas, literárias, entre outras.


VALORES 
Família + Amor + Partilha + Justiça + Liberdade + Verdade + Integridade + Transparência + Igualdade + Cooperação + Iniciativa Conjunta + Equidade + Privacidade + Confidencialidade


OBJETIVOS
– Promover e aprofundar modalidades alternativas de educação
– Proporcionar partilha de experiências entre a Comunidade Educativa
– Criar e apoiar grupos locais
– Facilitar informação sobre as múltiplas escolhas e modalidades de Ensino
– Cooperar com e promover projetos que estejam no âmbito dos objetivos da MEL
– Fornecer informação atualizada da legislação em vigor sobre as modalidades de ensino
– Criar uma Plataforma Virtual de Interajuda

– Criar um Centro de Formação que potencia abordagens pedagógicas Inovadoras

– Investigar os movimentos sociais do exercício da educação, contribuindo para uma compreensão fundamentada da sua evolução


PRINCÍPIOS
– Reconhecimento e Valorização da Individualidade
– Responsabilidade Social
– Respeito Liberdade de Escolhas
– Respeito pela privacidade e confidencialidade


PROPÓSITO
Em completo respeito pela dignidade e individualidade, concretizar ações que contribuam como um todo para a realização da pessoa, grupo ou comunidade, em quaisquer circunstâncias, nomeadamente através de uma Educação Livre = liberdade de escolha por parte do indivíduo/da família e da criança + facilidade de acesso a recursos/conteúdo + divulgação de alternativas.

 Estatutos MELRegulamento Interno MEL


EQUIPA
A MEL opera graças a uma equipa de voluntários que dedica o seu tempo, experiência e carinho à Educação Livre, atualmente:

Sílvia Cópio

Inês Peceguina

Sandra Marina Subtil

Cláudia Costeira

Rui Guimarães

Sofia Gallis

Raquel Osório Marques

Ivone Apolinário

Lara Karenina

Carla Fernandes

Nuno Martins

Conceição Sampaio

Luísa Pitadas

Iva Henriques

Ana Santos