MEL – Associação Movimento Educação Livre

Escala de Impacto Psicológico do Covid-19 e o confinamento em crianças e jovens

Estamos de volta com mais um estudo e pedimos o vosso apoio!A escala, que podem aceder aqui, foi traduzida a partir do original – “Escala de impacto psicológico del COVID-19 y el confinamiento en niños y adolescentes”, e desenvolvida para compreender os efeitos da quarentena em crianças entre os 3 e os 18 anos.

Uma vez que a maioria das famílias Portuguesas se confrontou com a situação de estar em confinamento com as suas crianças e jovens e porque esta situação traz desafios grandes a todos, é importante compreender quais são, ou foram, as maiores diferenças que os pais perceberam nas suas crianças, para que em conjunto possamos melhorar as respostas e o apoio dado neste tipo de situação às famílias e às crianças. O recurso à mesma medida (utilizada em Espanha e em Itália) permite comparar os dados com os dos países referidos, contribuindo para uma caracterização mais global do impacto psicológico desta pandemia.

Obrigada pela vossa participação!

Investigador responsável: Ines Peceguina
Instituição: MEL – Movimento Educação Livre

Qualquer questão, enviar e-mail para o geral@educacaolivre.pt, sinalizando com o assunto #EscalaImpactoCovid

Referência: Orgilés, M., Morales, A., Delvecchio, E., Mazzeschi, C., & Espada, J. P. (2020, April 21). Immediate psychological effects of the COVID-19 quarantine in youth from Italy and Spain. https://doi.org/10.31234/osf.io/5bpfz

Últimos artigos:


LaPis – Laboratório do Pensamento dIStraído: Academias Gulbenkian do Conhecimento 2020

Durante os próximos 20 dias o nosso projeto candidato ao Programa AGC está aberto a votação pública. Precisamos dos vossos votos! O LaPis é um laboratório-oficina, para crianças/jovens a partir dos 12/13 anos até aos 18. Tem o objectivo de facilitar o desenvolvimento do pensamento abstrato, critico e criativo, através…

Live MEL – CONFAP

Amanhã, dia 13 de Maio, estamos de volta às conversas virtuais mais muitíssimo reais. Desta vez temos a participação da Confederação Portuguesas das Associações de Pais, Confap e vamos falar sobre o papel da família na educação e na escolarização. Juntem-se a nós a partir das 18:00, no Facebook.

VIDEOCONVERSAS COM PROXIMIDADE

Abrimos hoje (15 de Abril) as VIDEOCONVERSAS COM PROXIMIDADE! A cada duas semanas, entre as 18 e as 19:30H, estaremos mais próximos, à conversa sobre a grande janela da educação. Deixando emergir o que sentimos, o que sabemos e o que queremos descobrir, em conjunto. Para participar, basta enviar e-mail…

2º LIVE FB: Aprender com Método?! Como?!

Silvia Cópio, Rui Guimarães, Pedro Maia Malta e Maria Inês Peceguina, à conversa sobre Métodos: da Pedagogia à Vida Real, dos Clássicos aos Pós-Modernos. Aqui a ligação ao vídeo.

Que estar e ser são estes, em que temos estado e sido por aqui?

De repente, uma sociedade (e uma escola) que teimam em não poder mudar o que quer que seja porque estamos todos num grande enleio de compromissos, são forçados a mudar.  E o mais interessante, parece-me, é que afinal descobrimos aqui neste tempo de pausa que há mesmo muitas coisas que…

APOIO ÀS ESCOLAS: COVID-19

Num momento em que as escolas portuguesas se encontram com as atividades presenciais suspensas, a Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), construiu um sítio online (http://apoioescolas.dge.mec.pt), com um conjunto de recursos para apoiar as escolas na utilização de metodologias de…