MEL – Associação Movimento Educação Livre

Investigação: Percepção da Parentalidade e Bem-Estar da Criança

Pessoas em Movimento, 

Precisamos da vossa preciosa colaboração!

Tal como aconteceu há dois anos, estamos a iniciar uma nova fase de pesquisa, desta vez, sobre a experiência do pai e/ou da mãe no exercício da parentalidade, o que é mais difícil e onde se sentem mais capazes e a percepção das crianças e dos seus pais relativamente ao bem-estar da criança.

Gostaríamos de incluir quer famílias com crianças em Ensino Doméstico ou Individual, quer famílias cujos filhos estão presencialmente na escola

Foram, assim, adaptados e traduzidos três questionários (rápidos de responder) que podem encontrar nos links (ver abaixo). Preencham os que forem adequados à vossa situação. Uma vez que se trata de uma recolha anónima e confidencial, sendo impossível saber quem respondeu a estes questionários, pedimos também que ajudem a divulgar os links a outras famílias que possam ter interesse em colaborar. 

Um dos questionários deve ser preenchido pelo pai, pela mãe ou outro cuidador próximo da criança e tem a finalidade, como referido no ponto 1, pensar e avaliar a percepção sobre a experiência de parentalidade. Os outros dois, referentes ao 2º ponto, devem ser preenchidos pelo adulto, no caso das crianças terem entre 3 e 6 anos, ou pela própria criança, entre os 7 e os 13*. As instruções de preenchimento podem ser encontradas em cada questionário. 

Os dados serão tratados e apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais bem como noutros encontros mais informais nos quais seja importante apresentar esta informação. Individualmente, quem tiver interesse nos resultados, deve entrar em contacto com a MEL. 

Qualquer esclarecimento ou dúvida, por favor contactar através do e-mail geral@educacaolivre.pt 

Links para os questionários:


1. Os pais enquanto contexto social

2. Qualidade de Vida da Criança | 3 – 6 anos

3. Qualidade de Vida da Criança 7 – 13 anos 

Pela equipa MEL, 

Antecipadamente gratos!

Últimos artigos:


APOIO ÀS ESCOLAS: COVID-19

Num momento em que as escolas portuguesas se encontram com as atividades presenciais suspensas, a Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), construiu um sítio online (http://apoioescolas.dge.mec.pt), com um conjunto de recursos para apoiar as escolas na utilização de metodologias de…

COVID-19

A Organização Mundial de Saúde declara Emergência Global: Uma revisão do novo coronavirus (COVID-19) Este artigo, como outros, está disponível sem restrições de acesso, considerando o estado actual da situação que vivemos e a importância, ainda maior, de termos acesso a informação o mais desprovida de enviesamento possível. Só dessa…

Como sobreviver ao dia-a-dia para quem de repente ficou em Ensino Doméstico Obrigatório, ou seja, toda a gente!

A partir de segunda-feira, dia 16 de Março, 2020, com o encerramento das escolas por causa do Corona vírus, todas as crianças vão estar temporariamente em situação de ensino doméstico (ED) ou homeschooling. Se para algumas famílias esta até poderia ser uma ideia que gostavam de experimentar, para outras, talvez…

HSLDA publica artigo sobre a portaria nº 69/2019

A Home School Legal Defense Association (HSLDA), com quem a M.E.L. tem uma estreita ligação de parceria e colaboração, publica um artigo que reforça a ameaça ao Ensino Doméstico em Portugal.

Prazos de Inscrição: Provas de Avaliação Externa e de Equivalência à Frequência 2019/2020

Foi publicado a 5 de Março o Despacho Normativo n.o 3-A/2020 que altera o Regulamento do Júri Nacional de Exames e aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário.  Este documento indica também os PRAZOS DE INSCRIÇÃO nas PROVAS DE…

Publicação da Portaria nº 69/2019

Foi publicada a 26 de fevereiro a Portaria nº 69/2019 que procede à regulamentação das modalidades educativas de ensino individual e de ensino doméstico. Pode consultar a portaria aqui ou fazer o download em formato PDF.